TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO FUTURO

A educação do futuro já é uma realidade e ela já conta com várias tendências significativas. Isto é, ela já começa a ser definida de forma que seja possível proporcionar ao aluno uma formação mais abrangente.

Hoje, as competências já são alinhadas não somente com as áreas do conhecimento, mas, também, com o desenvolvimento de questões éticas, sociais e emocionais, tal como preconiza a BNCC. Além disso, a relação com a tecnologia estará ainda mais presente nos processos de ensino e aprendizagem.

Neste artigo, vamos comentar algumas das principais tendências na educação do futuro e como será a formação destes futuros profissionais. Confira!

Salas de aula virtuais

Em primeiro lugar, vamos falar da tendência que está sendo muito utilizada hoje em dia. As salas de aula virtuais, são plataformas acessadas pela internet, onde o aluno consegue assistir às aulas e acompanhar os conteúdos de cada matéria, ou seja, é possível reprisar as aulas inúmeras vezes remotamente.

Como a informação é disponibilizada online, a sala de aula virtual acaba sendo uma grande incentivadora da difusão e da democratização do conhecimento.

Na sala de aula virtual, o processo de ensino é pré-programado e separado por módulos. Em seguida, são utilizados vários recursos como o e-mail, fóruns de dúvidas, chats, vídeos e teleconferências, com o objetivo de manter a comunicação entre aluno e professor.

Tal formato de aula pode ser utilizado tanto em escolas como universidades, faculdades, etc. As aulas no formato virtual podem ser elaboradas pela própria instituição de ensino ou por qualquer empresa no mercado que desenvolva esse tipo de solução.

IA – Inteligência artificial

A Inteligência Artificial é uma área da tecnologia que desenvolve dispositivos capazes de simular capacidades humanas baseadas na inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a tomada de decisões, a solução de problemas, entre outros.

Na educação, a IA tem como finalidade aproximar os alunos da atual realidade tecnológica que está presente na sociedade. Desse modo, um dos benefícios da IA na educação está na capacidade de identificar como o aluno aprende melhor, passando a desenvolver o ensino por esse meio. Assim, isso pode ser realizado através de objetos de aprendizagem, jogos educativos, entre outros sistemas voltados para a educação.

Ao mesmo tempo, o estudante, tendo acesso a essa tecnologia em sala de aula, pode complementar a matéria ministrada pelo professor por meio de pesquisas e conteúdos externos em multimídia, assim como ter experiências com realidade virtual e aumentada, por exemplo.

Gamificação

A gamificação é uma grande aliada na educação do futuro. Afinal, ela é a aplicação de elementos de jogos em atividades que não são jogos. Ou seja, a gamificação consiste na exploração de elementos de jogos digitais (desafios, prêmios etc.) em contextos metódicos e mais tradicionais. Essa prática é ideal para essa geração de alunos que estão acostumados a lidar com essa conectividade e muita informação no seu dia a dia.

Dessa forma, o conteúdo se torna mais leve e divertido, ajudando na assimilação de conhecimento. Ademais, promove maior interação entre alunos e professores, e deixa o aluno mais interessado em continuar aprendendo mesmo fora do horário de estudo.

Robótica

Outra tendência na educação do futuro relativa à tecnologia é a robótica. Similarmente utilizada no contexto educacional, ela complementa o ensino teórico e ajuda nas questões mais práticas. Sobretudo, a robótica permite que os estudantes consigam testar o conhecimento aprendido em sala de aula. A fim de mostrar como a ciência e a tecnologia podem ajudar de maneira interativa, a robótica contribui no desenvolvimento da imaginação e estimula o interesse por matérias relacionadas à área de exatas.

Aprendizagem colaborativa

A aprendizagem colaborativa é uma das tendências que surge da necessidade de criar novos métodos de interação com o aluno. Hoje em dia, é muito importante que o estudante tenha mais autonomia na sala de aula. Pois, aquela metodologia onde o aluno fica sentado quieto enquanto o professor explica e depois passa os exercícios não funciona mais com a mesma eficiência de antes.

Através da aprendizagem colaborativa, o aluno é chamado para participar e se envolver no conteúdo proposto. Para que isso ocorra de forma assertiva, é fundamental que se aplique pesquisas, debates, leituras e atividades que permitam uma imersão mais profunda no conteúdo. Inegavelmente, essa forma de ensino ajuda o aluno a criar e desenvolver habilidades para realizar análises de forma crítica, apontar outras alternativas, ter um ponto de vista diferente, etc.

A educação do futuro e a formação dos profissionais

Uma questão importante que deve ser considerada também é a formação dos profissionais no futuro. Portanto, a educação do futuro precisa acompanhar as inovações tecnológicas que surgem no mercado. Muitas profissões e cargos já deixaram de existir, porém muitas outras já estão surgindo com o passar dos anos.

As chamadas soft skills (competências comportamentais), já estão sendo exigidas do novo profissional. Isto é, o mercado de trabalho vai contratar profissionais que possuam tais competências e habilidades. As principais soft skills que já estão atualmente sendo exigidas pelo mercado de trabalho, são:

Criatividade, originalidade e iniciativa;

  • Flexibilidade cognitiva e aprendizagem ativa;

  • Inteligência emocional;

  • Liderança e influência social;

  • Pensamento analítico e inovador;

  • Pensamento crítico e analítico;

  • Resolução de problemas complexos.

Porém, para que qualquer mudança ocorra de maneira eficiente, é fundamental que os alunos sejam estimulados de maneira correta. Assim, tão logo eles tenham mais contato com formas de aprendizagem que estimulem a criatividade, a iniciativa e o pensamento analítico, consequentemente eles estarão mais preparados para o mercado de trabalho no futuro.

Tecnologias OniLearning

Como o principal fundamento do sistema de aprendizagem não está no conteúdo mas na experiência dos alunos e professores quanto à cocriação e aplicação desses conteúdos, os sistemas OniLearning mantêm o seu foco nas tecnologias de apoio para a aprendizagem.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?