Nas últimas décadas, as TDCIs (tecnologias digitais da informação e comunicação), estão modificando as formas de trabalhar, de se comunicar, de ensinar e de aprender. Isto é, no que diz respeito ao ambiente educativo, as TDICs vêm sendo incorporadas às práticas de ensino como meio para promover processos de aprendizagem mais significativos.
Toda essa ação tem como finalidade dar suporte aos docentes na implementação de métodos de ensino mais assertivos, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade atual dos alunos e gerando maior interesse e engajamento dos estudantes em todas as fases da Educação Básica.
Além dos motivos citados acima, é importante salientar que juntamente com a implementação de TDICs, é preciso desenvolver a alfabetização digital. Pois, ela tornará mais acessível às tecnologias e o conhecimento promovido através dos meios digitais, tornando possível a inclusão digital.
TDIC em relação à BNCC
A Base Nacional Comum Curricular, também conhecida como BNCC, nada mais é do que um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens fundamentais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Seu foco é ser o guia da qualidade da educação no Brasil, através do estabelecimento de um nível de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito.
O documento visa o desenvolvimento de habilidades e competências que possuem relação ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais de duas formas: transversal e direcionada.
Na forma transversal, o objetivo é estar presente em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem diversos. Já na forma direcionada, o objetivo é desenvolver competências diretamente ligadas ao próprio uso das tecnologias digitais, ou seja, para o uso e criação de TDICs em inúmeras práticas sociais.
A proposta propõe o uso das tecnologias para suporte à prática do ensino, através de apresentações digitais, elaboração de vídeos etc. Além disso, promove-se também o uso das TDICs para a criação de conteúdos digitais e multi didáticos.
Através da implantação de ferramentas amigáveis e acessíveis, os estudantes podem criar seus próprios conteúdos em áudio e vídeo e podem compartilhar as aprendizagens de uma aula com os demais alunos.
Como implementar TDIC no ambiente educativo?
Para implementar a TDIC no ambiente educativo, é necessário disponibilizar recursos digitais que sejam voltados para o processo de ensino e aprendizagem e que sejam integrados às práticas pedagógicas da instituição de ensino. Veja alguns exemplos de TDICs que podem ser implementados:
Ambiente Pessoal de Aprendizagem
Trata-se de um ambiente virtual, que pode ser um aplicativo para dispositivos móveis, que é desenvolvido para servir de Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) ou Personal Learning Environment (PLE). Assim, seu uso é voltado para
os alunos, mas que promove interação colaborativa com o professor e com outros alunos.
Além de poder compartilhar documentos, fotos e vídeos, a ferramenta permite criar grupos de estudos online, personalizar o ambiente de estudos conforme suas necessidades, entre outros recursos.
Há muitos benefícios no uso desse tipo de plataforma, como prover o protagonismo e autonomia do aluno, revisão e fixação do que foi aprendido em aula, acompanhamento do desempenho dos estudantes por parte dos professores.
Ferramenta de videoconferência
Uma outra TDIC que pode ser utilizada é a de videoconferência, pois ela é voltada para tele aulas interativas, moderação segmentada, compartilhamento de lousa, gravação das aulas, compartilhamento de tela, interação direta com alunos, entre muitos outros recursos integrados.
Sobretudo, nela é possível criar jogos de forma fácil, podem aplicar atividades lúdicas e gamificadas aos estudante em tempo real. Da mesma forma, o professor gerencia a câmera e o áudio de seus alunos durante a aula, acompanha o que cada um faz.
A ferramenta também permite a gravação da aula na nuvem, permitindo que o aluno possa assistir novamente quando quiser.
Web App
Tecnologia bastante utilizada é a web app. Com a finalidade de apoiar o professor no planejamento e envio das aulas para os alunos, o aplicativo é simples e disponibiliza recomendações de conteúdos de habilidades da BNCC.
Nele também é possível que o professor ministre aulas ao vivo, através de recursos de lousa compartilhada e gravação na nuvem.
Os alunos podem têm acesso a conteúdos curados pelo próprio aplicativo e que são
pré-estabelecidos de acordo com suas necessidades, habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular. Ademais, pode-se criar, editar e enviar aulas e conteúdos com trilhas de aprendizagem.
O aplicativo também disponibiliza a criação de grupos de estudos e o compartilhamento de cadernos entre eles.
Considerações Finais
Concluímos que a incorporação das TDICs no ambiente educativo não têm como objetivo somente o uso e aplicação como meio ou apoio para a promoção da aprendizagem e o engajamento dos alunos, mas sim de aplicá-las com a finalidade de desenvolver conhecimentos com e sobre o uso dessas tecnologias.
A Onilearning desenvolve tecnologias de apoio para a aprendizagem com foco na experiência dos alunos e professores quanto à cocriação e aplicação de formas e conteúdos digitais que promovem melhores experiências e a autonomia dos alunos. Entre em contato conosco e conheça mais sobre isto.
Referências:
– basenacionalcomum.mec.gov.br
– sae.digital
– revistaeducacao.com.br