Prepare-se para a nova geração das plataformas inteligentes

É isso mesmo que você entendeu. Mal o mercado lançou o conceito de LXP, aposentando de vez os antigos LMS, já despontam as novas plataformas educacionais inteligentes que prometem dar um salto quântico na escala dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Curioso para conhecer esse novo paradigma? Então leia este artigo na íntegra!

 

Entenda as diferenças entre LMS e LXP

Após a Pandemia de 2020, o mercado das plataformas digitais para auto aprendizagem tiveram que se reinventar, dada a tremenda procura de escolas e universidades por soluções educacionais que suprissem a não-presencialidade dos estudantes. Rapidamente, soluções como plataformas de videoconferência como o Zoom, Meeting e Teams tiveram que investir em inúmeras funcionalidades para atender esta demanda. 

Da mesma forma, os ambientes virtuais de aprendizagem, conhecidos como LMS (Learning Management System), recorreram aos mesmos investimentos, implementando, pouco a pouco, ferramentas de empoderamento do aluno, surgindo assim o novo conceito das plataformas LXP (Learning Experience Platform).

As diferenças entre essas duas gerações são significativas, principalmente em termos de abordagem, funcionalidades e objetivos. Em síntese, enquanto um LMS é mais focado na gestão e entrega de conteúdo educacional de forma estruturada, um LXP se destaca na criação de uma experiência de aprendizagem personalizada e envolvente, com ênfase na aprendizagem autodirigida e na integração de uma variedade de recursos de aprendizagem.

O que está vindo depois das plataformas LXP?

Assim como a Pandemia impulsionou enormemente as tecnologias educacionais, estamos vivenciando um outro momento de aceleração dessas tecnologias com o advento das inteligências artificiais. Com o lançamento do Chat GPT 3 em 2022, a comunidade educacional sofreu um significativo impacto, forçando professores, educadores e gestores escolares a repensarem o jeito de ensinar e aprender.

E no caso da educação a distância, o impacto foi ainda maior, uma vez que os professores e estudantes foram ainda mais empoderados com a disponibilidade de um copiloto para cocriação de conteúdo didático. 

Foi neste contexto que começaram a surgir as plataformas digitais inteligentes, capazes de oferecer muito mais do que uma experiência personalizada e envolvente de aprendizagem. 

Esta nova geração de plataformas começa a proporcionar funcionalidades antes inimagináveis, como tutoria virtual inteligente e funcionalidades que permitem a cocriação de conteúdo, com o suporte da IA generativa.

 

A ONIlearning oferece plataformas inteligentes?

Sim. O ONIactive, juntamente com outros produtos integrados da ONIlearning, como o ONIcreative e o ONItutor, oferece recursos de inteligência artificial, tanto para a cocriação de conteúdo generativo quanto no auxílio de um tutor virtual inteligente baseado na IA, respectivamente.

A ONIlearning ainda oferece outros recursos também alicerçados em IA, como o ONIintelligence, que é capaz de monitorar o engajamento do aluno, mitigando significativamente os riscos de evasão e inadimplência. Funciona assim: estudantes que interagem pouco e apresentam rendimento baixo geram notificações automáticas para a tutoria humana (ou virtual) agir proativamente para evitar essas perdas.

Gostou? Quer saber mais sobre o funcionamento das plataformas inteligentes da ONIlearning? 

Acesse nosso site e solicite uma apresentação completa. Nossos assessores pedagógicos estão à sua espera!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?