O cenário corporativo atual tem evoluído drasticamente, e os líderes empresariais estão cada vez mais conscientes da importância de desenvolver habilidades e competências-chave entre os colaboradores. Este desenvolvimento por competências é o alicerce da educação corporativa moderna e fornece às empresas a capacidade de alavancar o potencial de sua equipe, aumentando a produtividade e a inovação. Uma ferramenta crucial nessa jornada é o Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), que ajuda a orquestrar egerir a evolução do desenvolvimento dos colaboradores.
O desenvolvimento por competências é uma abordagem que visa melhorar as habilidades e capacidades individuais que são fundamentais para o sucesso organizacional. O objetivo é identificar as competências necessárias para alcançar metas de negócios específicas, e, em seguida, desenvolver estas habilidades nos membros da equipe.
Essas competências podem ser de caráter comportamental ou técnico. Ou seja, aquelas de caráter comportamental podem ajudar a reforçar o alinhamento dos colaboradores com a cultura e valores definidos no planejamento estratégico. Cases como o da Disney podem valer um post inteiro sobre isso. Já as competências de caráter técnico, são aquelas mínimasnecessárias para execução de qualquer função e que o colaborador deve buscar constante evolução para realização das suas atividades e atingimento de suas metas.
Por meio de um planejamento de aprendizagem estruturado, os funcionários podem ser orientados a aprimorar competências essenciais, tais como pensamento crítico, comunicação eficaz, trabalho em equipe e liderança. Além disso, a aprendizagem centrada em competências permite uma maior personalização do processo de aprendizagem, tornando-o mais relevante e eficaz para cada indivíduo.
O LMS é uma ferramenta indispensável para a implementação bem-sucedida de umaestratégia de desenvolvimento por competências. Ele funciona como uma plataformacentralizada para o gerenciamento, a entrega e o acompanhamento de atividades detreinamento e desenvolvimento.
Através do LMS é possível criar matrizes de competências, correlacionando com os conteúdos e entregando ao colaborador, de forma clara, o significado de cada processo de aprendizagem em que ele esteja inserido, além de permitir muito mais autonomia na hora de se desenvolver de acordo com as competências que lhe são relevantes, e não de acordo com o título e a descrição de um curso, pura e simplesmente.
Por fim, o LMS auxilia os gestores a acompanhar o desenvolvimento, fugindo do trivial –conclusões e notas – e iniciando uma abordagem muito mais efetiva, que são ascompetências desenvolvidas por cada colaborador.